Tuesday, November 24, 2009

Programa 2 (dois)

20 Novembro (sexta-feira)
Grande Reportagem
NOITE NEGRA EM TAVIRA

Há já algum tempo que a cidade andava calma ou pelo menos pouco falada sobre violência. Infelizmente, a noite de 15 para 16 de Novembro, ficou assinalada como “noite negra” onde houve um pouco de tudo. Roubos, violência física, estragos em bens que ficam ao luar.

ROUBO DE UMA VIATURA
Uma das vitimas foi o Professor Hélder Leal que em desabafo disse ao repórter: MORREU-ME UM FAMILIAR!
Antes de entrar no assunto principal, começámos pela alegria da saborosa vitória desportiva, no sábado, em Lisboa, e da “surpresa” quando se preparava para nova ida, desta vez a Almada. Embora não seja do âmbito deste repórtergilão, porque o Professor é um homem do desporto, acrescentámos a visita de um clube grande a Tavira, para a Taça de Portugal. Que as autoridades e os atletas consigam mitigar a dor pela “MORTE DO SEU FAMILIAR”, a que o ligavam laços de valor sentimental.

VIOLÊNCIA DESMEDIDA
Um jovem tavirense, estudante universitário, em Évora, veio passar o fim-de-semana com os familiares. Aproveitou a noite de sábado para conviver com os amigos. Como o dinheiro tinha acabado, altas horas da noite, foi a um multibanco, onde de surpresa foram agredidos e ficaram sem alguns bens pessoais. O jovem foi levado por um familiar, ao Hospital Distrital de Faro, onde foi assistido. Quando ainda se encontravam naquela unidade chegou, ido de Tavira, um outro jovem também ferido, que não identificaram.
O jovem universitário, escusou-se delicadamente a contar-nos o que lhe aconteceu, por o assunto estar a seguir trâmites legais através das autoridades competentes.

DISTRACÇÃO DÁ DIREITO A DIRECÇÃO DA VIATURA QUEBRADA
A Rua Miguel Bombarda parece ser o rumo certo do vandalismo. De manhã os familiares viram as portas do carro abertas, mas não detectaram qualquer falta pelo que ficaram “pelo esqueceu-se de trancar as portas”. Realmente não faltava nada, mas o jovem quando à tarde pretendeu utilizar a viatura, a coluna da direcção estava partida…
Mas, nessa noite houve mais. Como se aproxima novo fim-de-semana “cuidados e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém”, diz o provérbio.


ASSALTO AO MULTIBANCO EM STO. ESTEVÃO
Ainda neste fim de semana a freguesia de Santo Estevão foi alvo de mais um furto no nosso concelho. Segundo os moradores, os assaltantes estavam devidamente equipados de forma a não serem reconhecidos tendo entrado pela Junta de Freguesia para aplicarem o golpe programa: levarem consigo todo o dinheiro que se encontrava no Multibanco que tem o cofre dentro do edifício da Junta.
A repórter Ana Cristina quis saber mais pormenores, para tal esteve à conversa com o Presidente da Junta de Freguesia de Santo Estevão, José Liberto.


Destaque
HOMENAGEM A DAVID BLANCO

Os vencedores individual e colectivo da Volta a Portugal em Bicicleta 2009, o ciclista David Blanco e a equipa profissional do Palmeiras Resort/Prio/Tavira, foram alvo de uma homenagem pública por parte da Câmara Municipal de Tavira no passado dia 15 de Novembro no Pavilhão Eduardo Mansinho.
O repórter Geraldo Jesus esteve à conversa com o vencedor da prova que se demonstrou descontente pela forma como tudo se desenrolou.


CONCURSO DE POESIA DA ACAT

A associação cultural e artística de Tavira promove um concurso de poesia de modo a estimular a população para a produção escrita e a para a criatividade. Existem dois temas a concurso Fado e tema livre. Para mais informações visite: http://acat-tavira.blogspot.com/




Flashes
PLACAS TURÍSTICAS PARA PEÕES OU LABIRINTO?

Quem, de automóvel, circule na Rua dos Bombeiros Municipais, vê no início da Calçada de Santa Maria uma placa turística e um sinal de trânsito proibido. Na rua mais próxima, a António Viegas, nova placa turística, podendo ai virar. Em frente uma placa de sentido proibido que o obriga a virar para a Rua da Bela Fria, onde, encoberta pela ramagem de uma árvore, estão as placas de proibido virar à direita e de estrada com prioridade, sendo obrigado a virar à esquerda. O passeio tem alguma altura a viatura ressente-se – do mesmo que se queixam os residentes - e voltar à Rua dos Bombeiros Municipais.
Assim, um turista, depois de entrar no labirinto, que queira admirar a cidade do castelo ou estaciona no parque - nem sempre com lugares vagos – e sobe a pé a Rua íngreme ou vai embora, o que é pena…


ZONA PEDONAL PARA CENTRO COMERCIAL

A construção do novo centro comercial em Tavira foi um dos marcos do ano 2009. Uns contra, outros a favor, a verdade é que a estrutura de betão existe, funciona e deu trabalho a muitos tavirenses, resta saber até quando, mas não é este o tema para o nosso programa. Hoje, deparamo-nos com uma situação caricata. Ao que parece, pode dirigir-se ao novo centro comercial, tranquilamente, na sua viatura… mas e aquelas pessoas que preferem ir a pé ou que não têm transporte? A verdade é que não existe uma zona pedonal definida para o acesso ao Centro Comercial. Diariamente dezenas ou mesmo centenas de pessoas marcham pela estrada em direcção ao foco comercial correndo o risco de serem abalroadas pelas viaturas… até quando?

PASSADEIRA QUE ESTAMPA NUM MURO?

No concelho de Tavira encontramos sinalética que regula o trânsito e algumas marcas rodoviárias mal colocadas. O repórter Gilão foi até Conceição de Tavira e deparou-se com uma passadeira que está colocada mesmo do lado norte da Casa do Povo. Ao atravessarmos estampamos com um muro onde nem sequer existe uma zona pedonal. Fica a questão… Qual o sentido de uma passadeira num local destes?




___________________________________
NÃO PERCA O PRÓXIMO REPÓRTER GILAO
SEXTA FEIRA ENTRE AS 10 E AS 11H COM REPETIÇÃO AO DOMINGO DEPOIS DAS 12H

No comments:

Post a Comment