

Foi este o título do email que um ouvinte nos enviou, acompanhado de fotos e vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=2eSmpt2u258). O caso da senhora alemã é conhecido já há algum tempo. Esta é a mesma senhora que dormiu à porta da GNR em Tavira alegando que não teria onde ficar levantando sempre questões quanto à nossa habitação que a autarquia lhe iria ceder, pensava ela...!
Depois dos apoios de muitas instituições (até demais observando o carácter e comportamento da nossa protagonista!) e de insistentemente os serviços de acção social tentarem encontrar um plano com a melhor solução eis que as tendas surgem mesma na zona histórica da nossa cidade.
A senhora montou a sua nova habitação junto ao à Igreja de Santa Maria, próximo do Castelo da Cidade fazendo as suas necessidades básicas no local. Fomos pessoalmente falar com a idosa que nos disse que não sabe falar português, só alemão. "Não compreendo senhor", respondeu depois de nos identificarmos. Dado a dificuldade verbal, pedimos se nos autorizava a fazer fotos: - Fotos não senhor!
Assim, contactamos a Divisão dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Tavira e falámos com a Drª. Nidia Cavaco a responsável por este Gabinete que nos esclareceu sobre mais um caso polémico na cidade.
Destaque
NATAL DAS ESCOLAS

Como em anos anteriores, a
:: PARA AS CRIANÇAS O PAI NATAL JÁ NÃO EXISTE
O reporter tinha agendado falar com três crianças, duas delas tinham participado na pecinha de teatro, e quando já tinha acabado, uma pequenina, num gesto simpático, tocou no ombro e também quis falar. Um bom Natal para todos!
JOVENS TALENTOS DE TAVIRA
ILUMINAÇÃO DE NATAL

Um ouvinte atento, chamou-nos a atenção para os locais indicados na Nota de Imprensa da Câmara Municipal de Tavira, que não estariam iluminados, caso da igreja de S. José e do Edifício Irene Rolo. E ainda que a Travessa D. Brites não estava incluída no comunicado camarário.Quanto a esta última, talvez não tenha sido mencionada pois destoa das restantes. Quanto às outras duas, a equipa do repórter leu o Comunicado de Imprensa da Câmara Municipal
O ouvinte refere que "compreende que tenham ido atrás do que disse a autarquia, pois esperam que eles sejam os primeiros a informar correctamente sobre os eventos locais, mas infelizmente nem sempre é assim e, para se dar a informação mais precisa ao público, quando possível é preciso aos locais!” É o que temos feito!
No entanto, também partilhamos da opinião do ouvinte "que eles sejam os primeiros...". As entidades, entre elas as Câmaras Municipais emitem dezenas e dezenas de Notas de Imprensa que enviam para todos ou quase todos, os órgãos de Comunicação Social. Uns pegam-lhes e "são menos verdadeiros" ao inserir o texto. Outros atiram para o lixo.
Nós que constatamos isto, no futuro, pelos menos quando não tivermos tempo para atempadamente ir confirmar nos locais, passaremos a fazer como os segundos "lixo". Tantos são os erros...
Falta acrescentar que terminado o programa nos telefonou o Presidente da Direcção da Irmandade do Carmo a chamar-nos a atenção para a iluminação colocada na Igreja do Carmo, onde no dia 19, vai ter lugar o Concerto de Natal. Comparativamente com as restantes "É uma vergonha". Foram colocados nos pontos mais altos umas luzinhas que deixam o Largo às escuras... E, aquela Igreja não vai ter, nesta Quadra outros concertos...
Flashes
ESCADOTE NO JARDIM DO CORETO
RUA SEBASTIÃO MARTINS MESTRE - PRIMEIRO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TAVIRA
Para perpetuar o nome o nome de um cidadão ilustre da Cidade talvez não tenha sido escolhida a melhor zona. A placa topominica está colocada num edifício muito antigo, em zona de oficinas, onde por vezes se acumulam viaturas para reparação o que não dá boa apresentação. Uma chamada de atenção oportuna. Mas a quem competirá mandar reparar o edifício? BARREIRA NA EN125 OFERECE PERIGO?




Tal como em anos anteriores, os nossos Soldados da Paz, com paciência e muito carinho, instalaram no seu quartel o Presépio, composto por cerca de mil e setecentas figuras, algumas com movimento, água a correr, moinhos de vento e de água, castelo, rodeados de luzes próprias da quadra natalícia.


Um ouvinte chamou-nos à atenção para o atraso no relógio da torre de Santa Maria. Confirmámos que se encontra atrasado uma hora, já há algumas semanas. Sendo a 'Torre' visível de muitos pontos da cidade, não se encontra explicação para o caso não ter sido rectificado atempadamente!
Durante todo o dia 3 de Dezembro de 1989, domingo, choveu na zona sotavento do Algarve. Nesse dia, porque o autocarro não vinha a Tavira, tive necessidade de ir ao Olhão levar um filho que estudava em Lisboa.
No Pavilhão Municipal de Tavira, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Vela Tavira, da terceira divisão nacional, recebeu, no dia 1 de Dezembro, feriado nacional, a equipa do Sporting Clube de Portugal, da primeira divisão. O Vela só resistiu nos primeiros minutos, cifrando-se o resultado final pela vitória dos lisboetas por 44 – 23.
Fundada no dia 1 de Dezembro de 1925, a Banda Musical de Tavira – que já teve outros nomes – comemorou os oitenta e quatro anos da fundação – com a organização do XXV Festival de Bandas Civis, no qual participaram a Sociedade Filarmónica Silvense, Sociedade Filarmónica Portimonense, Banda Musical Castromarinense e a Banda anfitriã. Logo pela manhã a linguagem universal – a música – esteve no ar na cidade e nalgumas freguesias do concelho. À tarde no Cine-Teatro António Pinheiro o concerto onde as bandas convidadas começaram por tocar “Os parabéns a você”. 

Frente à Rua Francisco Sá Carneiro está colocado um espelho que possivelmente se destinaria a facilitar os automobilistas que circulem nesta rua e pretendam entrar na Rua Dr. Fausto Cansado. Os automobilistas que circulem no sentido de Santa Luzia têm a visão perfeita da Rua Sá Carneiro. O mesmo não acontece com os que circulam nesta artéria que não conseguem ver quem circula quer num sentido quer noutro da Rua Dr. Fausto Cansado. Pessoa amiga chamou-nos a atenção dizendo:Não via nada e por pouco não tive um acidente. Não ganhei para o susto. O espelho está mal!Fomos verificar e concordamos. Talvez o vento tenha feito girar o espelho o que não será difícil de corrigir
Tavira o ano passado por esta altura estava iluminada como há muito não víamos. Aproximavam-se as eleições autarcas… Este ano, Tavira ainda não apresenta o ar festivo da quadra. Parece haver uma justificação que o POVO não sabe e por isso pergunta:Este ano não há iluminação de Natal? Será devido à crise ou já nem merecemos umas lâmpadas coloridas a anunciar que é Natal? 



