Thursday, December 17, 2009

Programa 5 (cinco)

11 Dezembro(sexta-feira)
Grande Reportagem
QUEM ESPERA DESESPERA
Viagem atribulada do Vela Tavira aos Açores



A viagem Tavira-Lisboa-Ponta Delgada, onde chegamos cerca das 16H30, decorreu dentro da normalidade. O voo para Santa Maria estava previsto para as 19 horas. Tudo havia sido programado ao mais pormenor, até um treino às 20H30 no pavilhão em Vila Porto.
O tempo foi passando e de voo nada! Um pequeno atraso, sem informação concreta, que se foi mantendo. Os atletas iam fazendo jogos electrónicos ou jogando as cartas. Vinte e uma, duas, até que os passageiros foram chamados para jantar no aeroporto. E, a seca a aumentar…
Acabado o jantar – nos Açores é menos uma hora – a espera continua… Até que por fim fomos confrontados com a situação. O voo havia sido cancelado. Levantar a bagagem, procurar táxi, rumar ao hotel, por conta da SATA.
Hora zero, à chuva e ao vento, a equipa rodeou o repórter, com a amizade de muitos anos de vivência, quer como dirigente quer nesta missão, contaram-se os parabéns. A manhã foi passado no hotel porque estava frio e chovia. Nem deu para visitar alguns pontos da cidade.
Novamente para o aeroporto, com tudo o que envolve um embarque. Levantar voo e em pouco mais de vinte minutos estávamos em Santa Maria. Ao levantar-se a bagagem verificou-se que faltavam os sacos com a bagagem pessoal do Aliu e o saco dos medicamentos, recolhidos quando do regresso a Ponta Delgada, depois de terem ido a Toronto, no Canadá.
À chegada ao hotel, a primeira conferência do treinador, com os jogadores. Às 21 horas o jogo (ver crónica). O jantar tardio foi no Hotel de Santa Maria.
Ai nova surpresa que só a amizade, muita amizade, contempla. Procuraram ter na mesa o bolo de aniversário, mas não conseguiram. As velas, não as tradicionais, mas outras, para simbolicamente as apagar, com os parabéns a você. “O champanhe é oferta da casa!”, disse a representante do hotel que pousou ao lado “do sénior”. Filipe José, capitão da equipa “queríamos oferecer-lhe a vitória, mas não foi possível…”
Gestos que não esquecem e têm sido tantos!...
O regresso no domingo, decorreu com normalidade. Chegamos a Tavira já passava das cinco da manhã. Para quem é amador, como os atletas do Vela, será compensador tanto esforço, tanto mais que pouco depois terão de ir para as aulas ou para o emprego?
Apesar da minha experiência em viagens deste tipo, uma certeza posso afirmar sem receio, o grande espírito de grupo, a amizade e sobretudo, que mesmo não ganhando, souberam dignificar o nome do Clube que representam, da cidade e concelho de Tavira.
Num dia especial, estive longe da família e dos amigos do dia-a-dia, mas estive muito feliz no meio “desta família desportiva” da qual já fiz parte como dirigente.

Geraldo de Jesus

Destaque
TRÂNSITO JUNTO Às ESCOLAS
Os tempos mudaram. As criancinhas já não vão para a escola carregando a sacola e o lanche. Os pais ou familiares levam-nas de carro.
Por isso, à hora do almoço ou da saída extensas filas de viaturas, nos dois sentidos de trânsito, junto à Escola do Ensino Básico nº. 1 (Escola da Estação), Secundária Dr. Jorge Correia e E.B. 2, 3 D. Manuel I, dificultam a circulação de outras viaturas em trânsito tornando a zona num inferno.
Não é fácil fazer o trânsito fluir, apesar do esforço feito pelos agentes da autoridade quando ali estão em serviço. É mesmo uma dor circular por ali a essas horas e quando um autocarro o tem de fazer ainda pior.

PRESÉPIO DOS BOMBEIROS MUNICIPAIS DE TAVIRA
Tal como em anos anteriores, os nossos Soldados da Paz, com paciência e muito carinho, instalaram no seu quartel o Presépio, composto por cerca de mil e setecentas figuras, algumas com movimento, água a correr, moinhos de vento e de água, castelo, rodeados de luzes próprias da quadra natalícia.
Este ano com uma inovação. As escolas do Ensino Básico e infantários foram convidadas a participar, sendo-lhes reservado espaço para fazerem a sua seara.
A abertura ao público é feita hoje pelas onze horas. O Repórter Gilão antecipou-se e ver.
Por isso deixa o convite: Quando der um passeio leve as crianças a visitar o Presépio dos Bombeiros Municipais de Tavira.


CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE
Nesta época Natalícia muitas são as Associações que promovem campanhas de solidariedade como é o caso da ACAT e da Almadrava.

"A Almadrava – Rede Cultural e Social de Santa Luzia está a promover uma campanha de recolha de roupa, brinquedos e alimentos.Os bens recolhidos revertem a favor de duas Associações do concelho de Tavira: “A Gaivota” e “Uma Porta Amiga” que trabalham com crianças e famílias carenciadas e mães solteiras.
Os principais objectivos são alertar a população para as necessidades destas instituições e dos seus utentes e, ao mesmo tempo, contribuir com alguns bens para melhorar as suas condições de vida.O banco alimentar será realizado nas superfícies comerciais da Vila, nos supermercados.
Os restantes bens poderão ser entregues na sede da Associação Almadrava, sita na antiga Escola Primária nº2 de Santa Luzia, em horário afixado, ou na Junta de Freguesia da vila entre as 09.00 e as 17.00.
Contamos com a sua ajuda para mais um grande projecto da Associação Almadrava.

Ajude-nos a ajudar. Seja solidário. Faça alguém sorrir."
_______
"A Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT) está a promover a Campanha de Solidariedade “Brinquedo Solidário”, um projecto que visa oferecer brinquedos novos ou usados, às crianças mais desfavorecidas do concelho de Tavira.
Esta campanha que decorrerá entre 02 e 28 de Dezembro, contará com a colaboração do Projecto “Alcatruz” promovido pela Fundação Irene Rolo e da Sala de Estudo “Atrium”.
Os locais para recolha de brinquedos são: Sede da ACAT sito na Rua Tenente Melo Coronel Antunes nº 1 B 8800 – 687 Tavira, de Segunda a Sexta-feira, entre as 17h00 e as 19h00 e Sala de Estudo “Atrium” na Urbanização Horta D’El Rei Lote 10 Loja E de Segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00.
A distribuição dos brinquedos decorrerá no âmbito da comemoração do dia de Reis.

Seja Solidário, ofereça um brinquedo, faça a diferença!
Contribua para o SORRISO de uma CRIANÇA.
Para mais informações:
Telem.: 96 2570854 E-mail: acat.tavira@gmail.com
Blog: acat-tavira.blogspot.com Website: acat-tavira.webnode.com "

Flashes
ILUMINAÇÃO DE NATAL
Já foi instalada nalgumas zonas da cidade. Os trabalhos continuam e muito em breve Tavira terá uma iluminação condigna na Quadra Natalícia.
Comunicado da CM Tavira:

“A magia do Natal chega às ruas de Tavira, num jogo de luz e cor, a cidade e os edifícios públicos ganham uma nova imagem nesta época do ano. Da mesma forma, também as freguesias do concelho serão decoradas, com mensagens de boas festas a todos os munícipes e visitantes.
Serão iluminados os seguintes locais e ruas: Praça da República e Câmara Municipal, Rua da Liberdade, Rua José Pires Padinha, Praça Dr. António Padinha, Rua Amália Rodrigues, Rua 5 de Outubro, Rua Alexandre Herculano, Rua Dr. Marcelino Franco, Avenida Dr. Mateus Teixeira de Azevedo, Jardim do Coreto, Largo de Santo Amaro, margens do Rio Gilão.
No que diz respeito a edifícios, irão ser decorados o Arquivo Histórico Municipal, a Casa André Pilarte, o Edifício Irene Rolo, a Igreja da Misericórdia, a Capela de Nossa Senhora do Livramento, o Mercado da Ribeira, a Igreja de São Sebastião, a Igreja de São Paulo, a Igreja de São José, a Igreja de São Francisco, a Igreja de São Brás, a Igreja de Santa Maria, e a Igreja do Carmo. “

Afinal, NATAL é sempre que o homem quiser…

ESCOLA SECUNDÁRIA Dr. JORGE CORREIA

A minha escola, como nos disseram já não parece a mesma. Quando fui aluno, via-se todo o espaço relvado junto à vedação. Agora, a terra está à vista, tem arbustos secos, uma má imagem.
Existem curso de formação. Não haverá nenhum de jardinagem. Gostava tanto de ver a minha escola como era no tempo em que ali estudei!

Fica o recado…


RELOGIO DA TORRE ATRASADO UMA HORA
Um ouvinte chamou-nos à atenção para o atraso no relógio da torre de Santa Maria. Confirmámos que se encontra atrasado uma hora, já há algumas semanas. Sendo a 'Torre' visível de muitos pontos da cidade, não se encontra explicação para o caso não ter sido rectificado atempadamente!

"Nota: Não sei se quando a equipa da Rádio Gilão passar no local, o caso tenha sido resolvido com o relógio já no horário certo, de qualquer modo fica esta informação."

No comments:

Post a Comment