Friday, January 22, 2010

Programa 11 (onze)

22 de Janeiro de 2010
Grande Reportagem
VISITA DA MINISTRA DO TRABALHO, ANA ANDRÉ, A TAVIRA

"No passado domingo, dia 17 de Janeiro, a ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena dos Santos André, deslocou-se a Tavira numa visita de trabalho que incluiu a assinatura de um protocolo e o lançamento de um novo complexo social. A visita teve início com a cerimónia de assinatura do alargamento do Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI), entre o Instituto de Segurança Social, IP (Centro Distrital de Faro) e a Âncora – Associação Centro Comunitário de Santa Luzia, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tavira.
Este protocolo de cooperação pressupõe que a associação Âncora desenvolva acções de acompanhamento dos beneficiários do RSI, de forma a garantir a sua inserção e progressiva autonomia. Em 2007, data de assinatura do protocolo, esta instituição recebeu de financiamento cerca de 93 mil euros para o acompanhamento de 100 famílias. Tendo em consideração os resultados positivos obtidos através do mesmo, foi assinada a renovação por mais 2 anos, sendo que o Centro Distrital de Segurança Social irá assegurar o financiamento de 16.078,84 euros, que irá beneficiar 250 agregados familiares de todas as freguesias do concelho.
Posteriormente teve lugar a cerimónia de lançamento da primeira pedra e celebração do auto de consignação da empreitada de construção da creche “o Bambino” e “Lar de Santa Marta” – Centro Social e Paroquial de Santa Maria, na Urbanização da Pegada. Este centro inter-geracional, a instalar numa parcela de terreno cedido pela Câmara Municipal de Tavira, terá uma área de construção de cerca 2.700 m2 e representa um investimento no valor de 2 milhões de euros, sendo que irá acolher 40 idosos, e 66 crianças em 5 salas, tendo um prazo de execução de 18 meses." (J. Região Sul)

Destaques
LANÇAMENTO DO LIVRO "CRUZEIRO - ESTADIAS E AMORES" DO DR. JORGE CORREIA


"Já esta sexta-feira, a partir das 17h00, terá lugar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos o lançamento do mais recente romance do autor Jorge Augusto Correia, intitulado “Cruzeiro – Estadias e Amores”.
Este livro retrata a história de um personagem natural de Tavira, local onde passa parte da sua vida, depois de uma temporada fora, regressa à cidade com projectos de desenvolvimento para todo o concelho. Para além das mais variadas informações sobre grandes capitais visitadas pelo protagonista durante a sua ausência, há, ainda, notas curiosas sobre a nossa cidade.
A obra será apresentada por Ana Cristina Simão Matias, coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária, da qual Jorge Correia é patrono. Por vontade expressa do autor, o produto da venda da obra reverterá a favor da Associação de Estudantes e de Centro Cultural e Desportivo da Câmara Municipal de Tavira." (J. Região Sul)
O repórter Gerlado Jesus esteve à conversa com o Dr. Jorge Correia, com o Dr. Jorge Botelho, Luís Santos, com Paulo Mangas e com a Prof. Ana Cristia Matias.

TERMINOU O CAMPISMO CULTURAL!
Cidadã Alemã decidiu finalmente abandonar o local. A história tornou-se tão enfadonha que decidimos nem investigar o como e o porquê!
Sabemos é que a Senhora já não se encontra hospedada na porta da igreja de Santa Maria.
Deduzimos que a senhora ouviu o nosso último programa, tomou consciência do que estava a fazer e zarpou!


Flashes
CRESCEM ERVAS DANINHAS JUNTO AO CASTELO DE TAVIRA
Na Casa dos Corte Real, local explorado por arqueólogos, coberto de tubos e zinco, podemos visualizar do Castelo de Tavira, um espaço abandonado, um terreno coberto de ervas por toda a parte.

RELÓGIO DA TORRE DE SANTA MARIA
Depois de uma grande batalha para conseguirmos chegar aos ponteiros do relógio, eis que as horas actuais correspondem àquelas pelas quais nos guiamos diariamente. O relógio já não está atrasado!

PONTE ROMANA (4 CANDEEIROS SEM LUZ)
Um ouvinte atento disse-nos que alguns candeeiros na Ponte Romana não estão a cumprir a sua missão, iluminar-nos! Resta apurar as razões.

No comments:

Post a Comment