Monday, June 14, 2010

Programa 22 (vinte e dois)

16 de Abril de 2010

Grande Reportagem
. Profissões em Extinção – LATOEIRO

Aníbal da Silva Bandeira, nasceu em S. Bras de Alportel, no dia 18 de Agosto de 1928. Apesar dos seus 82 anos idade, ainda trabalha na sua profissão de latoeiro, agora designada de “artesanato”. O Repórter Gilão foi à sua oficina, na Rua Dr. António Cabreira e soube que também teve outras profissões.


Destaques
. 5º Raid BTT Terras da Conceição
Numa organização da Junta de Freguesia da Conceição de Tavira, os amantes da natureza, vão ter oportunidade, no domingo 18 de Abril, de voltar a pedalar por montes e vales, atravessar ribeiras com água a correr e respirar ar puro.
A concentração é, no Parque de Lazer do Parque Florestal da Conceição de Tavira, pelas 8H30 e a partida será dada pelas 9H30.
Para saber pormenores o Repórter falou com José Vitorino Presidente da Junta de Freguesia, que lembrou outros eventos já realizados e a realizar em breve.



. Acção de Recolha de dadores de medula óssea
A Câmara Municipal de Tavira associou-se à Artlabos - Laboratório de Análises Clínicas e Ambientais, e está a promover uma campanha de angariação de dadores de Medula Óssea, no dia 17 de Abril, entre as 9 e as 12 horas, nas instalações deste laboratório.
Para se inscrever só precisa de:
- Ter entre 18 e 45 anos;
- Ser saudável;
- Ter pelo menos 50Kg;
- Nunca ter recebido uma transfusão de sangue.
Posteriormente será contactado para uma pequena conversa com um médico, na qual irá preencher um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, e se tudo estiver bem, fica inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitam de um transplante.
INSCREVA-SE E DIVULGUE! TODOS JUNTOS VAMOS FAZER A DIFERENÇA! Para esclarecer inscrições e informações contacte:
Laboratório Artlabos Telefone: 281 098 099 e-mail:
geral@artlabos.pt RM: ARTLABOS MEDULA

. Corrida da Pobreza e Exclusão Social
Estafeta pela inclusão passa pelo Algarve entre 19 e 21 de Abril Alunos PIEF percorrem o país de Norte a Sul
É a Estafeta Nacional “Pobreza e Exclusão: Eu Passo!”. São 1800 km no total, a serem percorridos em 37 dias. Estão mobilizados mais de 2000 jovens de 142 turmas PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação, de todo o país. A estafeta começou a 13 de Abril na Praça do Município em Lisboa. Vai passar por Almada, Setúbal, Lagos, Vila Real de Santo António, Beja, Guimarães, e muitas outras cidades de Norte a Sul, terminando de novo em Lisboa, na Praça da Figueira, dia 21 de Maio. Dentro das localidades a estafeta contará com grupos de miúdos a correr ao mesmo tempo. Fora das localidades correm os mais velhos. Na região algarvia a estafeta começa em Odeceixe no dia 19 de Abril, seguindo para Aljezur, terminando em Lagos, de onde arranca no dia seguinte, 20, passa por Alvor, Lagoa e Albufeira. No dia 21, arranca de Albufeira, passa por Quarteira, Faro e termina em Loulé, sendo que no mesmo dia parte também de Vila Real de Santo António, passa por Tavira e Fuzeta e termina em Faro.

A iniciativa conta com o apoio de inúmeras entidades públicas e privadas com responsabilidade social, bem como com a participação de figuras públicas como a atleta Jessica Augusto. Entre outros, no Algarve apoiam esta iniciativa o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, e a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes. A estafeta insere-se nas comemorações do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social. É organizada pelo PIEC – Programa para Inclusão e Cidadania. Dar visibilidade ao fenómeno da pobreza e da exclusão social como um problema que respeita a todos; aproveitar a iniciativa para divulgar o PIEF enquanto uma das medidas institucionais que promove a inclusão e a cidadania dos jovens; e incentivar a participação dos jovens em PIEF numa causa justa, são alguns dos objectivos da estafeta.

Flashes

DIFICULDADES NA ESTRADA DE CACHOPO
. Na estrada que liga Tavira a Cachopo existem pelo menos dois troços que põem em causa a segurança dos automobilistas. Apesar da sinalização o perigo está eminente, para quando obras naqueles locais?


BANDA MUSICAL DE TAVIRA
- Depois de uma curta paragem nas suas actividades, devido a dificuldades de ordem financeira, a Banda Musical de Tavira, retomou a sua actividade plena. Pela Páscoa sorteou um cabaz cujo número ficou entre os não vendidos. Assim, a direcção deliberou entregar no espaço que vai ocupar, durante a semana da juventude, o referido cabaz a uma Instituição de Solidariedade Social.
Recordamos que o “Conservatório do Povo” se aproxima dos cem anos de existência e tem, entre músicos e alunos da sua escola de música, gratuita, cerca de cem jovens.


PLACARES CONTINUAM A DIVULGAR ACÇÕES JÁ DECORRIDAS
Entre outros, na Rotunda da Vela ao Vento, um cartaz anuncia a semana santa em Tavira. Junto à ponte de Santiago, outro anuncia Festival de Gastronomia da Serra. Referimos estes por serem o de maior dimensão, porque há muitos outros mais pequenos colocados por particulares.
Parece-nos, que no caso, o provérbio :”Roma e Pavia não se fizeram num dia”, se adapta perfeitamente à situação.

No comments:

Post a Comment