Monday, June 14, 2010

Programa 27 (vinte e sete)

28 de Maio de 2010

Grande Reportagem
NOVO PASSADIÇO EM CABANAS

Cabanas de Tavira sofreu remodelações devido à obra da Polis Ria Formosa. No projecto consta o embelezamento da zona ribeirinha com um passadiço e o arranjo da estrada. Na fase inicial da obra o repórter foi até à vila piscatória saber o que pensavam os cabanenses. Iremos neste programa estabelecer a analogia entre o antes e o depois. Comecemos pelo antes da obra.
Neste momento estão a ultimar os pormenores. Depois de realizada qual será agora a opinão dos habitantes?
Em resposta, Carlos Baptista, o presidente da Junta de freguesia, disse-nos que o projecto tem 10 anos e respondeu a alguma críticas dos cabanenses.


Destaques
MINISTRA DA EDUCAÇÃO EM TAVIRA
A ministra da educação passou por Tavira onde presidiu à sessão de abertura do II Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve tendo como tema “Literacias do Século XXI”.
Este encontro foi organizado pela Rede de Bibliotecas, em colaboração com a Direcção Regional de Educação do Algarve e com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

DIA EUROPEU DO VIZINHO
A ideia da Festa dos Vizinhos nasceu em 1990, com a criação da Associação Amigos de Paris, no 17º bairro da cidade francesa. Atanase Périfan, criador da ideia, pretendia com a celebração do Dia dos Vizinhos, aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento. Actualmente, cerca de 15 países celebram o Dia dos Vizinhos. Em Portugal começou a ser celebrado em 2005.
Em Tavira comemorou-se o Dia Europeu dos Vizinhos, no dia 25 de Maio, na Praceta das Bernardas (Atalaia), e na Rua Dr. Morais Simão (Horta do Carmo), entre as 19h e as 23h30.
Considerando o actual isolamento e individualismo existente nas cidades, o objectivo deste dia pretende seria o de promover um espaço de encontro e de socialização, numa dinâmica que favorece os contactos e desenvolve os laços sociais. Pedro Fernandes do projecto alcatruz, uma das entidades presentes na organização, falou-nos de mais um ano de comemoração.

DEPOIS DO ALCATRUZ A MURJONA
O projecto Alcatruz está no seu último ano. Colmatando as falhas ao nível escolar e auxiliando crianças, algumas delas, mais desfavorecidas e desprovidas na sua participação activa na sociedade, este projecto trouxe sorrisos e alegrias ao rosto das crianças nos fins-de-semana fora, no convívio com os amigos e em outras tantas actividades.
No entanto, surge noutro âmbito o projecto Murejona Júnior. Patrícia, a orientadora e promotora desta nova aventura, ela também ligada ao projecto alcatruz, falou ao repórter gilao sobre este novo desafio.


Flashes

EM SANTA LUZIA
- CAIS COMEÇOU A SER DESMANTELADO
O cais provisório, onde acostavam os barcos que faziam a carreira entre a Vila e a Praia da Terra Estreita, começou a ser desmantelado. O Repórter Gilão que algumas vezes já havia referido o estado deplorável de degradação do mesmo, dá agora nota do inicio dos trabalhos de desmontagens, chamando a atenção para o facto dos trabalhos só terem sido realizados junto à muralha e que os tubos ficaram no passeio.
O Cais propriamente dito, continua a flutuar conforme as marés e amarrado a ele, uma embarcação sucumbe ali.
Paralelamente, por detrás das casas de apoio aos pescadores, outras embarcações da mesma empresa vão apodrecendo e, talvez por isso, alguém se vai aproveitando para aumentar a quantidade de lixo que por ali prolifera.
Damos nota do início. Adoraremos, em breve, dar nota do final dos trabalhos…

Pedras D’El Rei – PARQUE PRIVADO OU PÚBLICO?
Direito de Resposta ao comunicado emitido pela Rádio Gilão, no passado dia 20 de Maio.

"Face ao teor do comunicado, referido, e porque o mesmo não corresponde à verdade a Administração de Pedras D'El Rei, esclarece e informa:
. O Parque de estacionamento localizado num terreno que pertence a Pedras D'El Rei, cujo auto de delimitação com o dominio público marítimo foi publicado em diário da república no dia 13 de Outubro de 1980;
. Relativamente aos monos (colchões, mesas de cabeceira, outros) que se encontravam junto ao contentor de lixo, pertencente à Tavira Verde, cumpre-nos informar que este despejo foi realizado por senhores proprietários de habitações do aldeamento. Como é do conhecimento geral cabe à Tavira Verde, efectuar a recolha de monos abandonados;
. Estado do Piso: também é do conhecimento público que as Águas do Algarve terminaram em Junho de 2007 as obras de atravessamento do parque para construção de uma conduta de esgotos e de uma estação elevatória.

Foi assumido, por parte desta entidade, o compromisso de proceder à reporisção do piso. Continuamos a aguardar este arranjo.

Esta situação é manifestamente desagradável para a imagem deste aldeamento."

EM TAVIRA
- JARDIM DA ALAGOA COM NOVA ILUMINAÇÃO
O prometido é devido. Sobre a fraca iluminação no Jardim da Alagoa, foi-nos dito pelo Vereador responsável pelo Pelouro e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria que já estava em curso a recuperação doas antigos candeeiros.
Já foi feita a reparação e substituição, existindo agora com uma luz não muito forte, de cor suave que permite a reflexão e ao mesmo o passeio sem receio de ser atacado na escuridão.

No comments:

Post a Comment