Monday, June 14, 2010

Programa 24 (vinte e quatro)

30 de Abril de 2010

Grande Entrevista
COM RUI SOARES
Associação Internacional de Paremiologia
Criação da Associação
Na sequência do 1º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios (ICP07), e atendendo ao interesse manifestado pelos participantes, foi decidido constituir a Associação Internacional de Paremiologia / Internacional Association of Paremiology (AIP-IAP), com sede em Tavira e visando, entre outros, os seguintes objectivos:


1. Realização de estudos de paremiologia (estudo dos provérbios) a nível internacional
2. Organização de conferências internacionais de paremiologia
3. Investigação paremiológica a nível internacional

Comemorações do aniversário
No âmbito das diversas actividades culturais desenvolvidas pela (AIP-IAP) vai decorrer em Tavira, no próximo dia 07 de Maio de 2010 (6ª feira), pelas 17h00m, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma palestra subordinada ao tema “A história e a cultura da Sérvia: relações com Portugal” e um jantar de confraternização no Hotel Porta Nova, pelas 20h00m, integra-se nas comemorações do 2º aniversário da Associação.
Conferência (em língua portuguesa) pelo Dr. Dusko Lopandic, Embaixador da República da Sérvia em Portugal.

Destaque

CLUBE NÁUTICO TAVIRA
O Repórter Gilão atento ao que se passa, foi ao Clube Náutico de Tavira e, por ausência, por motivos profissionais, do Presidente da Direcção, Guilherme Ferreira, falou com o Vice-Presidente, João Pedro Rodrigues, entrevista a que daremos o devido destaque na próxima edição. Entretanto, da conversa tida, temos duas notícias agradáveis: a presença da jovem velejadora, Inês Sobral nos jogos Olímpicos da Juventude e o reaparecimento do Concurso de Pesca Grossa.


Flashes

AINDA O MAIO
Na margem da ribeira do Almargem há mais de quatro décadas que as famílias se reúnem, num convívio. O repórter tem lá estado nos últimos anos e este ano também não faltou. A D. Bia de olho atento… alguns já partiram, mas o seu nome continua presente.


LUZES NA PONTE E AS ARCADAS DA CAMARA
Um ouvinte atento aos problemas da nossa cidade relatou-nos mais uma vez a falta de luz nos candeeiros da ponte romana. Essa situação já foi aqui mencionada várias vezes, mas é um caso que não merece a suficiente atenção da autarquia. Ao passar no local, vê-se que há 5 (cinco!) candeeiros apagados, 4 à direita e outro à esquerda na direcção de santiago para santa maria. Pura NEGLIGÊNCIA da autarquia!
Mas, infelizmente, essa pouca atenção estende-se a outros casos na zona central da cidade, pontos que deveriam ter cuidados redobrados por serem os mais frequentados por visitantes. Esta referência, segundo o nosso ouvinte é concretamente à sujidade nos tectos das arcadas da Câmara

PAPELEIRAS E BANCOS NO JARDIM DO CORETO
Sobre as ‘Papeleiras destruídas em Tavira’ o jornal Correio da Manhã (CM - 1 Fevereiro 2010) publicou um texto na rubrica ‘Caixa de reclamações’ com o seguinte texto: “O Jardim do Coreto, em Tavira, tem um caixote do lixo entre cada dois bancos, mas acontece que cerca de 90 por cento desses caixotes necessitam reparação (apenas uns quatro se encontram em estado aceitável!). Numa região turística por excelência tem de se dar especial atenção às zonas mais visitadas, como o centro da cidade. Fica este alerta aos novos responsáveis autárquicos. Mãos à obra!”
A resposta a esse texto, assinada ‘Câmara Municipal de Tavira’ foi a seguinte: “O novo executivo da Câmara de Tavira já iniciou o processo de substituição das papeleiras. As que existiam eram antigas e foram vandalizadas. Vão ser instaladas 26 novas papeleiras em todo o jardim. A montagem inicia-se nesta semana…”.
Ora, já passaram mais de três meses desde que a Câmara respondia ao CM que iria iniciar a instalação de “26 novas papeleiras” e até agora nada…


No comments:

Post a Comment